Fugir do transito e do caos das grandes metrópoles é demanda recorrente de diversos profissionais brasileiros. Na busca por mais conforto para os colaboradores e produtividade, diversos profissionais têm recorrido aos home office.
Mas é preciso tomar alguns cuidados para garantir que o novo ambiente de trabalho não atrapalhe mais sua rotina do que ajude. Trabalhar em casa, exige muita disciplina e um ambiente livre das distrações domésticas.
Veja o que é preciso para planejar seu home office, sem perder produtividade.
Não deixe de conferir alguns ambientes planejados pela Setembro.
Tema central deste texto: planejamento. Antes de buscar um arquiteto, ou uma loja de móveis planejados, tenha bem claro o que você precisa. Vale a velha frase de Alice, “para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. Então, pare e pense: em quais horários do dia irei trabalhar, quais atividades irei executar em casa. Ambas as variáveis irão determinar quais móveis você precisa, quanto isolamento sonoro o ambiente necessita ter.
Se você pretende receber clientes e parceiros neste ambiente, por exemplo, a dinâmica será completamente diferente.
Provavelmente, este novo ambiente será um dos locais em que você passará mais tempo em toda sua casa. Grande parte das horas sentado. Então, planeje seus móveis de maneira que eles garantam máximo conforto para preservar sua produtividade e principalmente sua saúde.
O mesmo vale para as distrações e isso vai além de isolamento sonoro. Espelhos, por exemplo, são vilões que podem acabar com seu foco.
Nos eletrônicos, priorize aqueles que possuam alta performance com o mínimo de ruído. Ninguém merece trabalhar sob o ronco de um CPU, ou atolamento de uma impressora que mais parece um trator.
Se liga nesta seleção de escritórios.
Esse terceiro ponto se torna ainda mais central para quem reside em apartamentos. Com imóveis cada vez menores, é fundamental que você pense formas de concentrar todas as funções que você precisa no mínimo de espaço.
Armários sob a mesa de escritório e prateleiras sob o computador são funcionais e não atrapalham a execução das atividades.
Para quem precisa de ainda mais espaço, é possível conjugar o home office com um espaço de TV, ou um quarto de visitas. Só não vale tirar um cochilo durante o horário de trabalho.
Criar um espaço específico é importante para que você não confunda seu trabalho com sua casa. Quanto menos você tiver de sair dele, durante a execução das tarefas, melhor. Para isso, garanta que seu escritório estará sempre abastecido com todos os suprimentos para a execução das suas atividades cotidianas.
Por fim, procure inspirações para planejar seu home office. Como você já está aqui, não deixe de conferir alguns escritórios em casa, produzidos pela Setembro Marcenaria.