Home office com móveis planejados

Design de interiores – Como conseguir um ambiente mais produtivo

Não é de hoje que se estuda os aspectos positivos de um ambiente criado e organizado de forma a proporcionar benefícios para seus usuários. Encontramos exemplos disso na cultura chinesa milenar que se utiliza de técnicas aplicadas na construção de habitações voltadas para o bem estar humano.

Recentemente, pesquisas realizadas por  universidades e empresas do setor, demonstram e comprovam  cientificamente a afirmação do título de nossa matéria.

A empresa CanvasPop obteve resultados bastante expressivos em sua última pesquisa.

“O estudo descobriu que arte e decoração contribuem para nossa felicidade e produtividade, especialmente quando analisamos o local de trabalho. Em escritórios onde os funcionários podem escolher a decoração, as pessoas são 30% mais produtivas e possuem menos queixas em relação a saúde”. O texto entre aspas acima, é parte de um artigo recente da revista Casa e Jardim, que destacou a relevância do design para a produtividade da sua empresa, ou escritório em casa.

O tema questiona cada vez mais  a forma tradicional e propõe novos rumos para o setor, onde o indivíduo passa a ter maior destaque e  também foi abordado na Semana de Design de Milão. A tendência aponta a busca por uma melhor experiência de trabalho que proporciona maior produtividade aliada ao bem estar.

Como você pode conseguir mais produtividade com um escritório planejado

Você pode aproveitar essa tendência para ganhar um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo. Veja algumas dicas!

Mobilidade espacial: Um dos assuntos do Salão de Milão o tema sugere layouts menos formais, privilegiando ambientes mais compartilhados e colaborativos. O destaque é o mobiliário adaptável que se transforma de acordo com as necessidades.

Mesas, sofás, bancadas, divisórias e cadeiras que se transformam, podem reduzir e ampliar o espaço utilizado de acordo com a configuração necessária.

Cores para utilizar no ambiente de trabalho: Seleção de  cores com objetivos específicos.

Azul: Ambientes maiores, onde trabalha uma equipe. A cor promove autoconfiança e aumenta a comunicação.

Verde:Facilita novas idéias promovendo harmonia e impulsiona criatividade.

Vermelho: Estimula atividade cerebral. Indicado para pessoas que trabalham até mais tarde

Laranja:estimula entusiasmo e energiza o local.

As dicas são ótimas, mas o arquiteto e o designer de interiores são sempre as melhores pessoas para absorver suas necessidades e aproveitar ao máximo as possibilidades do seu escritório, ou home office.

Para que você tenha ainda mais inspiração ao reformar esse espaço, não deixe de ler nosso post com 10 tendências de design de interiores para 2017.